RPG

A Reeducação Postural Global é um método cinesioterápico, nascido na França por Phillipe E. Souchard em 1981, após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

rpg

Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
– Casualidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do
sintoma (causa/conseqüência)
– Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Um dos diferenciais do RPG é a revalorização da função estática dos músculos.

Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

Os tratamentos são individuais e duram cerca de 1 hora, podendo ser praticados para prevenção e manutenção através das Auto Posturas.

O método se baseia na execução lenta e ativa de posturas combinadas a tempos expiratórios específicos, tendo como objetivo a correção da postura de uma forma global.

Pois, além de promover a harmonização muscular, visa a liberação das fáscias, que são tecidos fibrosos que envolvem os músculos e os conectam em uma mesma cadeia, interligando todo o corpo que sempre reage globalmente a qualquer alteração postural.