A cervicalgia é o nome da condição dada para a dor na região cervical, que pode vir acompanhada de rigidez, tontura, ansiedade, dentre outros sintomas.
A região cervical é a responsável por sustentar a cabeça, além de permitir o movimento desta. Como é de se esperar, quando existe dor ou limitação de movimentação da região, há uma série de prejuízos ao dia a dia do paciente.
O diagnóstico deve ser feito por um médico, e quando necessário, exames de imagem serão pedidos (a exemplo de radiografias).
Diferentemente do que os pacientes pensam, existe uma série de tratamentos para a cervicalgia, que visam o alívio dos sintomas. Conheça-os a seguir, e converse com um especialista sobre as possibilidades para o seu caso!
1) Anti-inflamatórios
Mesmo antes de buscar um médico, este pode ser o primeiro recurso que muitos indivíduos com cervicalgia encontram.
Os medicamentos podem aliviar os sintomas de dor, porém, este efeito tende a ser temporário, retornando após a retirada dos anti-inflamatórios.
Além disso, é preciso se atentar para os efeitos adversos existentes com o uso desta medicação:
- Desencadeamento de gastrite e/ou piora de sintomas gástricos pré-existentes;
- Alterações e/ou piora da função renal;
- Maior propensão a efeitos cardiovasculares;
- Danos ao fígado;
Dentre outros.
Lembre-se que a automedicação traz muito mais riscos que benefícios. Portanto, não utilize estes remédios se não houver indicação de um médico.
2) Liberação Miofascial
A dor miofascial pode ser uma das causas de cervicalgia. Devido à existência de pontos-gatilho (isto é, que causam dor), há a possibilidade de manipulá-los e assim, reduzir os sintomas ao longo das sessões.
O fisioterapeuta é o profissional responsável pela técnica, e a periodicidade e duração do tratamento deverão ser decididas após uma avaliação inicial.
3) Acupuntura distal
Provavelmente você já ouviu falar na técnica de acupuntura, a qual consiste na inserção de agulhas localmente, para diminuir a dor.
Quando se fala em acupuntura distal, a técnica difere da tradicional, e afinal, aqui as agulhas são colocadas em pontos distantes ao local da dor.
Pelo maior conforto ao paciente e efeito imediato, esta também é uma possibilidade para portadores de cervicalgia (inclusive a crônica).
4) Osteopatia
A osteopatia é uma técnica promissora quando se fala em cervicalgia, visto que:
- Melhora a mobilidade local;
- Alivia a sobrecarga;
- Evita e trata eventuais desalinhamentos;
- Tem resultados imediatos.
5) Fisioterapia traumato ortopédica
As técnicas de fisioterapia manipulativa são uma opção para tratar a dor cervical, e devem ser avaliadas conforme a gravidade e duração do quadro.
Dentre as possibilidades estão:
- Exercícios de fortalecimento;
- Técnicas de resistência;
- Manipulação local;
Entre outras possibilidades.
6) Reeducação Postural Global – RPG
Técnica de Terapia Manual em que o fisioterapeuta coloca o paciente em posições específicas com o intuito de reequilibrar as cadeias musculares que estejam em desequilíbrio. Este, porventura, pode gerar desconforto e limitações de movimento. Saiba mais aqui.
7)Mesa de Tração Eletrônica
Equipamento com tecnologia de ponta. É o que tem de mais moderno em tratamento da cervical. A mesa possui uma unidade de tração que como o próprio nome já diz “puxa” o pescoço a fim de melhorar as dores, inflamação e mobilidade. Clique aqui.
8) Pilates
É de suma importância o fortalecimento da musculatura estabilizadora do pescoço e o pilates é um grande aliado para alcançar esse objetivo. Saiba mais.
Para um diagnóstico preciso, avaliação do caso e indicação terapêutica, consulte um especialista!