Existe a cura para a Dor Ciática?

Existe a cura para a Dor Ciática?

Alguns pacientes sofrem há anos com a dor do nervo ciático, e já recorreram a muitos recursos. Enquanto isso, outros começaram com o sintoma há alguns dias, mas ainda não buscaram tratamento. Mas será que existe a cura para a dor ciática?

Para ambos os indivíduos as limitações e interferência na qualidade de vida são as mesmas:

  • Dificuldade para trabalhar;
  • Várias interrupções do sono devido a dor;
  • Incômodo ao ficar por muito tempo em determinadas posturas;
  • Limitação para erguer peso;

E muito mais.

Diante desta importante dor que inicia nas costas e “corre” para as nádegas e pernas, surge uma importante pergunta: existe cura?

Na maioria dos casos, há compressão e/ou inflamação deste nervo. Para as duas situações, existem medidas que podem amenizar, e em alguns casos até exterminar por completo a dor. A seguir, conheça quais são elas!

dor ciatica

1) Emagrecimento

Se as suas dores começaram ou pioram após um ganho considerável de peso, emagrecer pode ser a solução.

A coluna vertebral é o eixo que sustenta todo o corpo, e quando se tem um aumento de gordura na região da barriga, o centro se desloca, e juntamente, pode ter a compressão de vértebras e “pinçamento” do nervo ciático.

Portanto, procure um nutricionista de sua confiança!

2) Correção de hábitos posturais

Quem passa muito tempo em uma mesma posição e/ou trabalha o dia todo em frente ao computador, possui uma tendência maior aos desvios posturais.

A correção deste problema pode ser feita de inúmeras maneiras:

  • Utilizando mesas e cadeiras de trabalho na altura correta;
  • Fortalecendo a musculatura;
  • Com fisioterapia;
  • Com o uso de coletes específicos;
  • Através de cirurgia, em casos mais graves.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um dos métodos mais indicados para quem tem problemas posturais.

3) Fortalecimento dos músculos das costas

Nossas costas possuem dezenas de músculos, que auxiliam na sustentação de todo o corpo. Muitas vezes, devido ao sedentarismo e “enfraquecimento” destas estruturas, há maior propensão a dor ciática.

Dentre um dos métodos pioneiros para fortalecer os músculos das costas, está o pilates. Ele pode ser feito por fisioterapeutas especializados no assunto, e traz uma série de benefícios:

  • Diminui as dores e desconfortos;
  • Fortalece os músculos de todo o corpo, principalmente os músculos estabilizadores da região lombar, os abdominais – transverso do abdomem
  • Auxilia na correção da postura;
  • Aumenta a imunidade;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Melhora a flexibilidade

E muito mais!

4) Osteopatia

Embora ainda seja pouco difundida, a osteopatia consiste em uma série de técnicas e procedimentos manuais que trabalham os tendões, nervos, ossos, músculos e outras estruturas – inclusive na região das costas.

Além de melhorar consideravelmente a dor ciática, a osteopatia corrige outros problemas relacionados à região da coluna.

5) Acupuntura distal

Acupuntura

Proveniente da medicina chinesa, a acupuntura já foi demonstrada em vários estudos científicos como um meio eficiente na redução da dor ciática.

Ela é feita a partir do agulhamento de regiões distais (isto é, de pontos distantes da dor), com o objetivo de reduzir qualquer desconforto existente.

Embora os resultados já possam ser sentidos na primeira sessão, podem ser necessárias outras visitas ao acupunturista para que a dor ciática desapareça por completo.

5) Mesa de Tração Eletrônica

Equipamento que possui unidade de tração e mesa com dispositivos que através de molas, traciona a coluna vertebral, diminuindo assim os sintomas. Saiba mais.

 

O que acha de consultar um fisioterapeuta, e conversar sobre todas estas possibilidades? Através de tratamentos simples você terá novamente o seu bem-estar e saúde e lembre-se: Existe sim cura para a dor ciática!!!

 

Compartilhar:

Rua Setúbal, 777 Lj. 2

Boa Viagem Flat - Recife - PE

Telefone

(81) 3052-5441

Nosso WhatsApp

(81) 98606-9554

Atendimento

Seg - Sex: 06:00 às 21:00