Doeu o ombro. E agora?

Utilizamos os nossos ombros o dia todo, para realizar múltiplas tarefas. E, muitas vezes nem nos damos conta disso!

Mas, quando há algo de errado com a região, há a tendência a sentir dor o tempo todo, sem ao menos alguns minutos ou horas de “folga”.

Devido à dificuldade de movimentar-se e realizar atividades corriqueiras, surge a preocupação, e o paciente acaba buscando um médico.

A seguir, saiba as principais causas desta dor, e também o que pode ser feito para amenizar o sintoma!

De que os ombros são compostos?

Embora não pareça, os ombros são máquinas extremamente habilidosas e dotadas de estruturas muito importantes. São elas:

• Articulações;
  • Ossos;
  • Músculos;
  • Tendões;

Todos os itens acima são extremamente delicados e frágeis, e podem ser lesionados, resultado em dores e limitações.

Quais as causas da dor no ombro?

Agora que você já sabe que existem várias estruturas colaborando para o funcionamento do ombro, deve imaginar que qualquer falha é capaz de manifestar sintomas.

Dentre as principais causas de dores nos ombros, podemos destacar:

1) Lesão por esforço repetitivo

Alguns movimentos realizados todos os dias (inclusive no trabalho), podem colaborar para o desenvolvimento de inflamação local e dor.

Para evitar o problema, é preciso apostar no fortalecimento da região, o que pode ser feito com fisioterapia e atividades físicas.

2) Traumas

Qualquer tipo de trauma que incida sobre o ombro poderá resultar em lesão de estruturas, e consequentemente, dor.

Imagine uma queda sobre alguma articulação do ombro que leve ao deslocamento. Enquanto não houver a redução (isto é, o ato médico de colocá-la no lugar certo), a dor não irá cessar.

3) Reumatismos

São vários os tipos de reumatismos, e alguns deles podem destruir as estruturas do ombro.

A dor e a limitação de movimento tendem a piorar ao longo do tempo, e para isso, é muito importante que o diagnóstico seja precoce.

4) Tumores

Massas tumorais podem comprimir os nervos e demais estruturas do ombro, causando dores, formigamentos, e uma série de outros incômodos.

5) Dor referida

Você sabia que, curiosamente, a dor de outro local do corpo pode se manifestar nos ombros? Isso é o que acontece com a cervicalgia ( dor no pescoço ). Muitas vezes a causa da dor está na cervical e não no ombro.

Também, existem vários outros motivos para o ombro doer, por isso é muito importante buscar um médico quando houver qualquer sintoma!

Mobilização do ombro

Tratamento da dor no ombro

Como você já sabe, são várias as causas de dor no ombro. Consequentemente, existe um tratamento específico para cada uma destas etiologias.

Dentre os fatores mais comuns, estão aqueles resultantes de movimentos repetitivos ou mesmo traumas/impactos. Neste sentido, o tratamento deve ser feito no sentido de:

• Reestabelecer a função do ombro;
    • A Osteopatia reequilibra as funções musculoesqueléticas do corpo.
  • Dar força e estabilidade para a articulação;
    • O Pilates pode proporcionar isso. Veja aqui.
  • Evitar o rompimento e/ou inflamação de tendões;
  • Amenizar a dor;
    • Um exemplo claro é a Acupuntura Distal. Clique aqui e saiba mais

E muito mais.

O fisioterapeuta pode ser um excelente aliado quando se tem este problema. O profissional poderá avaliá-lo, e partir desta primeira análise, indicará a melhor técnica de reabilitação (que pode ser acupuntura, osteopatia, quiropraxia, fisioterapia manipulativa, pilates e muito mais).

Que tal agendar com um profissional de sua confiança, e realizar uma consulta? Assim, você terá de volta o movimento, e consequentemente, a sua qualidade de vida!