Como tratar a dor nas costas?

Como tratar a dor nas costas?

A dor nas costas é uma condição comum dentre a população, e costuma ser bastante incômoda. Embora ela acometa principalmente a região lombar, vale lembrar que porção torácica pode estar envolvida, também causando desconfortos.

Em geral, a dor nas costas pode ser dividida em:

  1. a) Aguda: quando iniciou há menos de 3 meses. Pode ocorrer, por exemplo, por conta de um deslocamento ou esforço físico exagerado.
  2. b) Crônica: quadro que se estende por mais de 3 meses, e tende a ter origem na coluna vertebral, articulações ou nervos.

Como é de se esperar, a dor crônica pode levar pacientes a buscarem muitas vezes por ajuda médica. A seguir, conheça as modalidades terapêuticas disponíveis para a condição.

Medicamentos

Os remédios ainda são um recurso amplamente utilizado, e que atuam naquele momento, no sentido de aliviar os sintomas e desconfortos.

Ao considerar a dor crônica nas costas, temos causas inúmeras, como:

  • Desvios posturais;
  • Excesso de peso;
  • Problemas em discos vertebrais;
  • Contraturas musculares;

E muito mais.

Em todos estes casos, os medicamentos aliviam os sintomas, mas não são capazes de curar por completo o quadro. Para que isso seja possível, vários profissionais da saúde devem atuar em conjunto para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Muito importante: lembre-se que o uso de medicamentos sem a prescrição médica (isto é, recomendação de um profissional), pode trazer muito mais prejuízos que benefícios.

Cirurgia

A cirurgia pode ser feita em algumas doenças e condições que levam a quadros de dores nas costas. Porém, mesmo que haja indicação médica, é preciso ter em mente que se tratam de procedimentos com riscos e possibilidades de complicações.

Sendo assim, a cirurgia deve ser vista como uma opção, porém quando outras técnicas e possibilidades terapêuticas já tiverem sido tentadas.

Atividade física

O sedentarismo comprovadamente leva ao desenvolvimento de uma série de doenças e agravos à saúde, incluindo as dores nas costas.

Praticar uma atividade física pode ser importante em diversos sentidos:

  • Auxiliar no processo de emagrecimento e o acompanhamento de um nutricionista é fundamental;
  • Fortalecer músculos e ossos;
  • Liberar substâncias químicas que diminuem a dor;
  • Reeducação postural;

E muito mais. Percebe que toda a lista anterior também pode desencadear as dores nas costas?

Portanto, realizar exercícios com a supervisão de um profissional é fundamental. Se, no momento você apresenta limitações como fraqueza muscular e má postura, começar pelo pilates é uma excelente opção.

Converse com um fisioterapeuta que entenda do assunto, e comece o quanto antes possível!

Osteopatia

As técnicas manuais são muito importantes quando o assunto é dor nas costas. Se você já foi a um fisioterapeuta, deve ter realizado exercícios combinados a manipulação da região dolorida.

Quando se fala em osteopatia, trata-se de uma modalidade da fisioterapia extremamente complexa, que trabalha músculos, articulações, ossos, tendões, e várias outras estruturas que podem levar ao desenvolvimento e agravo de dores (inclusive na região das costas).

Esta técnica pode ser aproveitada para várias doenças. Mas, para saber se há indicação para o seu caso, o ideal é conversar com um especialista de sua confiança.

Acupuntura

Embora boa parte da população tenha medo de agulhas, quem já realizou acupuntura sabe o quanto a técnica é libertadora.

Para tratar os diversos tipos de dores nas costas, pode-se lançar mão da Acupuntura Distal, que consiste na inserção de agulhas em locais distantes de onde se sente dor.

Dentre as vantagens, podemos destacar:

  • Redução do desconforto;
  • Recanalização das energias;
  • Técnica segura e sem efeitos colaterais;
  • Alívio imediato da dor;
  • Possibilidade de desfrutar de mais bem-estar e qualidade de vida;
  • Inexistência de contraindicações e/ou complicações;

E muito mais.

Para saber mais informação sobre este e outros procedimentos, converse com profissionais competentes e qualificados!

 

Rua Setúbal, 777 Lj. 2

Boa Viagem Flat - Recife - PE

Telefone

(81) 3052-5441

Nosso WhatsApp

(81) 98606-9554

Atendimento

Seg - Sex: 06:00 às 21:00